BEM VINDOS! - Este blog é uma pequena viagem ao mundo do ensino e pesquisa em ciência. Espero que gostem, enviem comentários sobre as postagens, críticas e/ou sugestões.

Ensino de Ciências

Pra quem trabalha com ensino de ciências, aí vai uma importante dica de estudo sobre RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS.


Leia a respeito em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400-2.pdf?PHPSESSID=2009071511113042

Identificado marcador para células com proteína fundamental para as metástases


Estudo realizado por brasileiros e norte-americanos pode resultar em aplicação clínica, ou seja, será possível prever quais pacientes seriam mais suscetíveis a desenvolver outros tumores


O aparecimento de metástases, lesões tumorais que surgem após outras, tem contribuição fundamental do fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF-A, na sigla em inglês) produzido por células do estroma positivas para o marcador S100A4, de acordo com um novo estudo feito por brasileiros e norte-americanos. O estroma é o tecido conectivo que dá sustentação às células funcionais dos órgãos.


Veja reportagem a íntegra em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,identificado-marcador-para-celulas-com-proteina-fundamental-para-as-metastases,774478,0.htm

Biorremediação

A biorremediação é a técnica que consiste na aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos para recuperar e regenerar ambientes (principalmente água e solo) que sofreram impactos negativos, mantendo o equilíbrio biológico em ecossistemas. Também é chamada de biotecnologia ambiental, por usar, de forma controlada, processos microbiológicos que ocorrem normalmente na natureza para remover poluentes. Especificamente, a biorremediação atua através da introdução de processos biológicos adicionais para a decomposição dos resíduos que favorecem e incrementam a velocidade do processo natural de degradação. A grande maioria dos compostos orgânicos conhecidos, de origem animal ou vegetal, bem como muitos agentes químicos tóxicos, podem ser biodegradáveis através de técnicas de biorremediação.
             Os microrganismos, agentes da biorremediação, estão presentes em todos os lugares e em populações variáveis. Porém a interferência humana no meio ambiente, particularmente a acumulação de grandes quantidades de resíduos orgânicos e de elementos tóxicos, afeta o equilíbrio ecológico de duas formas:
                          1.    Pode destruir um ou mais elementos da cadeia alimentar...                          2.    O excesso de resíduos não só destrói o equilíbrio natural em um ecossistema como também leva à destruição de habitats naturais...

Veja mais em:

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ef_biorremediacao.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biorremedia%C3%A7%C3%A3o

http://www.google.com.br/search?q=biorremedia%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&prmd=ivnsb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=SLB3Tv_nJ47egQfE6KDKDA&ved=0CFIQsAQ&biw=1024&bih=653

Biorremediação

Minicurso teórico-prático sobre BIORREMEDIAÇÃO

O mesmo será ministrado no Centro Universitário Barão de Mauá dias

Biotecnologia e Qualidade de Vida

A expectativa de vida do homem praticamente dobrou ao longo do século passado. Enquanto a expectativa de vida era de 40 anos, em 1900, hoje, nos países desenvolvidos, ela é de cerca de 76 anos. Em alguns casos, como o das mulheres no Japão, a estimativa é de 82,4 anos. A maior longevidade do ser humano só foi possível de ser alcançada graças aos avanços científicos na medicina e na alimentação, principalmente. A descoberta da penicilina e de várias outras drogas permitiram debelar doenças anteriormente fatais. A nutrição balanceada desde o período intra-uterino permitiu a formação de pessoas saudáveis e com maior resistência às doenças. Uma das melhores evidências da importância de uma alimentação nutricionalmente equilibrada é a maior estatura da população atual quando comparada a de gerações passadas. Click no título e leia mais.