Este trabalho inicia-se com a coleta de matéria orgânica prosseguindo-se com o cultivo, isolamento e catalogação dos fungos filamentosos. Esses microrganismos são cultivados em condições adequadas para a indução de hidrolases de interesse, que podem ser aplicadas em inúmeros setores da indústria biotecnológica como:
1. biobranqueamento da polapa de celulose para produção de papel;
2. hidrólise enzimática do bagaço de cana-de-açúcar para produção de bioetanol;
3. Como aditivo em rações para aumento da digestibilidade do alimento e consequente melhora do desempenho animal.
A Dra. Simone possui experiência com amilases, xilanases e celulases, sendo essas hidrolases aplicadas em um ou mais dos setores acima citados.
EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE HIDROLASES DE ORIGEM FÚNGICA
Dra. Simone tem atuado com o grupo de pesquisa em que se encontra inserida, sendo este grupo liderado pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Polizeli, Prof. Dr. João Atílio Jorge, Héctor Francisco Terenzi e Luiz Henrique Guimarães. Inicialmente, enzimas xilanolíticas e celulolíticas de Aspergillus niveus tem sido super-expressas em Aspergillus nidulans para posterior otimização das condições de cultivo e escalonamento da produção em reatores. Este trabalho corresponde ao projeto de pós-doutorado em desenvolvimento junto ao Departamento de Biologia da FFCPRP/USP.