BEM VINDOS! - Este blog é uma pequena viagem ao mundo do ensino e pesquisa em ciência. Espero que gostem, enviem comentários sobre as postagens, críticas e/ou sugestões.

Pasteur: Microbiologia e Biotecnologia

Os primeiros estudos acerca da aplicação industrial dos microrganismos foram realizados por Louis Pasteur. Ele descobriu que o vinho era resultante da atividade microbiana e, percebeu também, que diferenças quanto à qualidade deste produto estavam relacionadas ao tipo de microrganismo realizador da fermentação (Pelczar et al., 1997a). Nesta época nada se sabia sobre enzimas e sua produção controlada até que mais tarde a Europa começou a produzir a-amilases e glucoamilases utilizadas na fabricação de açúcares (Crabb & Mitchinson, 1997; Crabb & Shetty, 1999; Kirk et al., 2002) e álcool (Lee, 1997). Posteriormente os conhecimentos foram ampliados para outras enzimas não amilolíticas (http://www.biotecnologia.com.br, Peixoto, S.C. - Dissertação de mestrado).

Foto extraída de: http://www.blogobrando.com/blog/wp-content/uploads/2009/05/louis-pasteur-2.jpg

Leia mais sobre Louis Pasteur em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Pasteur

PEIXOTO, S.C. Estudos comparativos entre as amilases produzidas em cultivo submerso e em substrato sólido pelo fungo termotolerante Rhizopus microsporus var. rhizopodiformis: Purificação e caracterização enzimática. Dissertação apresentada à FFCLRP, para a obtenção do título de Mestre em Ciências, área de concentração: Biologia comparada, pp, 137, 2004.


Replicação do DNA

Veja vídeo ilustrativo do processo de replicação do DNA em: http://www.youtube.com/watch?v=qF-BGYz7wNc


O processo de replicação do material genético ocorre durante o  período S da intérfase que é dividida em G1, S e G2.

Imagem obtida em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ciclo-celular/imagens/ciclo-celular2.jpg

Quando uma célula não está se "preparando" para a divisão celular é dito que a mesma encontra-se em G0.

Leia mais sobre a intérfase em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Int%C3%A9rfase