BEM VINDOS! - Este blog é uma pequena viagem ao mundo do ensino e pesquisa em ciência. Espero que gostem, enviem comentários sobre as postagens, críticas e/ou sugestões.
‎Clerocinese: novo tipo de divisão celular poderá acabar com o cânce

O pesquisador, professor Mark Burkard, da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin (EUA) e sua equipe, estava tentando criar células com mais de uma cópia dos cromossomos, imitando o câncer. Para isto, ele bloqueou a citocinese com um componente químico, e esperou para ver o que acontecia.

Em vez de gerar células anormais, a divisão acabava formando células normais na maioria dos casos. Tentando descobrir como isto acontecia, os cientistas começaram a fazer testes. O primeiro deles foi com uma célula com dois núcleos, que surpreendentemente se dividia em duas células normais, sem passar pela mitose.

Esta nova forma de divisão recebeu o nome de clerocinese, que significa “herança distribuída”, para diferenciá-la da citocinese. Em cerca de 90% das vezes que uma célula com poliploidia se dividia, ela gerava duas células normais.

O prof. Burkard pretende descobrir uma forma de disparar o mecanismo da clerocinese nas células com poliploidia, elevando a 99% o número de vezes que são geradas células-filhas normais. Ele acredita que, se conseguir isto, será capaz de baixar o índice de incidência de câncer causado por células com poliploidia."

Matéria completa (HypeScience) - http://agroba.se/S8MQjI