BEM VINDOS! - Este blog é uma pequena viagem ao mundo do ensino e pesquisa em ciência. Espero que gostem, enviem comentários sobre as postagens, críticas e/ou sugestões.

Interethnic differences in ADMA concentrations and negative association with nitric oxide formation in preeclampsia

Clin Chim Acta. 2010 Oct 9;411(19-20):1457-60. Epub 2010 Jun 4

Sandrim VC, Palei AC, Metzger IF, Cavalli RC, Duarte G, Tanus-Santos JE.



BACKGROUND: Recent studies have suggested that impaired nitric oxide (NO) formation in preeclampsia may result from increased concentrations of an endogenous NO synthase inhibitor, the asymmetric dimethylarginine (ADMA). However, no previous study has examined whether a negative association

Biodiesel pode gerar quatro vezes mais emissões que diesel normal

Estudo controverso da União Europeia revela impacto inesperado de energias renováveis; metodologia é questionada


ESTADÃO - 21 de abril de 2010

(...)

O biodiesel europeu feito de um tipo específico de couve tem uma pegada de carbono indireta de 150,3 quilos de CO2 por 280 quilowatts/hora produzidos, enquanto o cálculo do bioetanol europeu feito de beterraba é de 100,3 quilos - ambos ainda bem mais altos do que o gasto do diesel convencional ou da gasolina, que soma 85 quilos de CO2.
Em contraste, a importação de bioetanol de cana de açúcar vindo da América Latina, inclusive do Brasil, e de bioetanol de óleo de palma do Sudeste Asiático parece relativamente mais 'limpa', com 82,3 quilos e 73,6 quilos respectivamente.