BEM VINDOS! - Este blog é uma pequena viagem ao mundo do ensino e pesquisa em ciência. Espero que gostem, enviem comentários sobre as postagens, críticas e/ou sugestões.

Biorremediação

A biorremediação é a técnica que consiste na aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos para recuperar e regenerar ambientes (principalmente água e solo) que sofreram impactos negativos, mantendo o equilíbrio biológico em ecossistemas. Também é chamada de biotecnologia ambiental, por usar, de forma controlada, processos microbiológicos que ocorrem normalmente na natureza para remover poluentes. Especificamente, a biorremediação atua através da introdução de processos biológicos adicionais para a decomposição dos resíduos que favorecem e incrementam a velocidade do processo natural de degradação. A grande maioria dos compostos orgânicos conhecidos, de origem animal ou vegetal, bem como muitos agentes químicos tóxicos, podem ser biodegradáveis através de técnicas de biorremediação.
             Os microrganismos, agentes da biorremediação, estão presentes em todos os lugares e em populações variáveis. Porém a interferência humana no meio ambiente, particularmente a acumulação de grandes quantidades de resíduos orgânicos e de elementos tóxicos, afeta o equilíbrio ecológico de duas formas:
                          1.    Pode destruir um ou mais elementos da cadeia alimentar...                          2.    O excesso de resíduos não só destrói o equilíbrio natural em um ecossistema como também leva à destruição de habitats naturais...

Veja mais em:

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ef_biorremediacao.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biorremedia%C3%A7%C3%A3o

http://www.google.com.br/search?q=biorremedia%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&prmd=ivnsb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=SLB3Tv_nJ47egQfE6KDKDA&ved=0CFIQsAQ&biw=1024&bih=653

Biorremediação

Minicurso teórico-prático sobre BIORREMEDIAÇÃO

O mesmo será ministrado no Centro Universitário Barão de Mauá dias