BEM VINDOS! - Este blog é uma pequena viagem ao mundo do ensino e pesquisa em ciência. Espero que gostem, enviem comentários sobre as postagens, críticas e/ou sugestões.

Plástico biodegradável de açúcar está pronto para escala industrial

Apesar de dominar a tecnologia para fabricar diversos produtos com o polímero e para tornar seu custo competitivo, empresa ainda não conseguiu elevar sua produção a uma escala industrial


Reportagem de 07 de agosto de 2012 | 18h 00 - ESTADÃO

Há mais de dez anos, a empresa PHB Industrial produz em escala piloto o Biocycle, um plástico biodegradável feito com açúcar de cana. Apesar de dominar a tecnologia para fabricar diversos produtos com o polímero e para tornar seu custo competitivo quando comparado ao do plástico convencional, a empresa ainda não conseguiu elevar sua produção a uma escala industrial.

Para Roberto Nonato, engenheiro de desenvolvimento da PHB Industrial, o caminho mais curto para levar o Biocycle ao mercado seria uma parceria com a indústria petroquímica. “Temos tentado isso há alguns anos, mas o pessoal do petróleo não costuma conversar com o pessoal do açúcar”...


ATENÇÃO!!!!


'Bioplástico'' é sustentável, mas não biodegradável

Reportagem de 28 de outubro de 2010 | 0h 00

O "plástico verde" da Braskem é assim chamado porque a matéria-prima usada na sua fabricação, a cana-de-açúcar, é renovável. Mas o produto final é um plástico como outro qualquer e demora tanto tempo para se desintegrar no meio ambiente quanto um plástico originado do petróleo. "Ele não é biodegradável", explica a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Maria Filomena de Andrade Rodrigues.
A composição do plástico biodegradável é feita de tal forma que, quando jogado no lixo, o material é consumido por micro-organismos (bactérias ou fungos). Ao fim do processo, o plástico vira dióxido de carbono e água.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para que um plástico seja considerado biodegradável, ele precisa se desfazer num período máximo de 180 dias.
A durabilidade do plástico verde, portanto, é a mesma do plástico convencional - ou seja, pode alcançar centenas de anos. Mas nada impede que, nos dois casos, o material seja reciclado depois do uso.